Av Pernambuco, 715

Cuiabá / MT

Entre em contato conosco

(65) 3021-3737

Como funcionam programas que monitoram funcionários no home office

15 de setembro de 2025
G1

O Itaú disse que as demissões da última segunda-feira (8) aconteceram após uma "revisão criteriosa" sobre o trabalho remoto. Cerca de mil pessoas foram demitidas da empresa, segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

De acordo com o sindicato, o banco alegou que as demissões estão baseadas em "registros de inatividade nas máquinas corporativas".

Funcionários afirmam que a empresa usa o programa de monitoramento remoto XOne, que rastreia, entre outras coisas, o uso do teclado e do mouse.

O banco também identifica se o funcionário entrou em chamadas de vídeo, fez cursos à distância e enviou mensagens, mas não captura telas, áudios ou vídeos, segundo reportagem da BBC.

A depender da configuração, ele monitora se cada colaborador cumpre a jornada de trabalho e tem um período de inatividade muito alto. É possível detectar também a localização e a lista de sites e programas acessados.

A empresa pode acessar um painel com índices de produtividade de cada funcionário e equipe.

Em materiais de divulgação, o XOne promete oferecer a gestores de equipes "insights valiosos para ajudar na concentração e na diminuição da dispersão nas tarefas cotidianas".

Este não é o único programa de monitoramento de funcionários. Ferramentas como Time Doctor e Teramind prometem ajudar a melhorar a eficiência e até a identificar funcionários que falsificam sua atividade no trabalho remoto.

 
Monitoramento no Time Doctor — Foto: Divulgação/Time Doctor

Monitoramento no Time Doctor — Foto: Divulgação/Time Doctor

 

 

Monitoramento é permitido, desde que informado

 

O monitoramento em computadores corporativos é permitido por lei desde que seja adotado com transparência, proporcionalidade e finalidade legítima, explicou ao g1 a advogada trabalhista Luana Couto Bizerra.

Mas ela apontou que considerar apenas a movimentação de mouse ou do teclado pode gerar informações distorcidas sobre produtividade, já que o funcionário executar tarefas que não exigem interação direta com o computador.

De acordo com a BBC, o Itaú disse que o monitoramento está previsto em políticas internas assinadas por colaboradores e em acordo com sindicatos.

O Sindicato dos Bancários criticou as demissões por entender que o Itaú não levou em conta a complexidade do trabalho remoto. A entidade também disse que trabalhadores foram demitidos sem advertência prévia nem espaço para se defender.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2025 Escritório de Contabilidade | Desenvolvido por: SitecontabilAdministrador